4 de jun. de 2007

Cuba

Por Felipe Han

28 de Abril / 05

Hoje, completo duas semanas em Cuba. A oportunidade de cursar medicina em Havana foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Apesar dos problemas óbvios, sinto pela primeira vez a sensação de produzir algo realmente importante. Tenho saudades, porém espero abafá-las por um propósito maior



15 de Maio / 05

Estou me sentindo bem, quero deixar claro. Entretanto, a vida aqui não é exatamente como eu esperava. Já estava acostumado com a pobreza das favelas do Rio. Achava – talvez por ignorância – encontrar algo muito melhor. Mas vejo crianças pedindo esmola a turistas, como na cidade maravilhosa. Não posso esquecer uma coisa: educação e saúde estão em um patamar de qualidade superior ao brasileiro.



23 de junho / 05

Minha dedicação à faculdade consome todo tempo livre. Manhã, tarde e noite. Gostaria de conhecer profundamente Cuba. Infelizmente agora não há tempo. Isso seria bom para me fazer esquecer um pouco as lembranças do Brasil, que só aumentam, junto com a descoberta de novas semelhanças entre estes dois países.



28 de junho / 05

Quero ligar, mas não tenho grana. Sou pura aflição, sem notícias dos meus queridos amigos e parentes. Será que papai consegue lidar com a diabetes ? Ronaldo e Ana já casaram ? Rogério passou no vestibular ? Mamãe conseguiu o emprego ? Meu cachorro ainda sente saudades ou será que me esqueceu ? Droga, não consigo estudar com tantas dúvidas na cabeça.



29 de Junho / 05

Eu deveria preocupar-me com coisas mais importantes.




Por Mariana Vedder*

Eu deveria preocupar-me com coisas mais importantes. Se bem que agora é difícil identificar o que é, de fato, mais importante. Interiormente falando, sinto-me confuso, bem e mal. Bem por estar aqui, realizando um sonho. Mal pela saudade. Sempre ela: palavra que só existe em português.



30 de junho /05

Antes eu nem ligava se escrevia ou não meus pensamentos. Mas a sensação de estar longe me aproximou da caneta e do papel. Tomara que isso seja bom. Mais um dia sem estudar o quanto deveria. Isso é que não é bom.



06 de julho /05

Prometi a mim mesmo: uma semana sem tocar neste diário. Consegui...
Até Consegui estudar também.



07 de julho / 05

Hoje consegui passar por Havana. Nossa ! Este lugar é um imenso outdoor da revolução de Fidel. E uma placa maior ainda contra os EUA. Chega a ser exagero. Mas é claro que meu olhar é contaminado porque nem sou daqui. Mas já não sinto tanta falta da rotina carioca. Mas saudade eu sinto. Até escrevi uma carta para mamãe. Pra outras pessoas também, mas não enviei.



13 de julho /05

Amanhã meus pais fazem 30 anos de casados. E amanhã também faz 3 meses que não ouço meu próprio sotaque, minha própria língua, a voz de alguém conhecido.
Cuba e Brasil se parecem demais.

Saudades deles, daqueles, dela...



10 de agosto /05

Quase um mês sem escrever. As férias se aproximam e não tenho dinheiro para ir ao Brasil. Voltei a pensar em Juliana. Não devíamos ter terminado. Amo muito essa mulher (a conheci menina, eu também era um menino). Soube que ela vai se casar. Por isso me afastei dessas notas. Um pouco de depressão por não poder mudar nada.



15 de agosto /05

Faltam 30 dias para o casamento de Juliana. Ainda sofro. Mal estudo. Mamãe me ligou de tarde. Quanta saudade. Será mesmo que vale a pena? Só penso nela... Estudar aqui será mesmo o melhor de minha vida?



01 de setembro /05

Não sei se vou conseguir. Mas pretendo esquecer Juliana. Meus pensamentos não me deixam reagir. Tenho prova amanhã: anatomia médico-cirúrgica. Não posso me dar mal.




07 de setembro /05

Dia da independência do Brasil. E da minha também. Preciso estar livre para viver ! Vou voltar para o Brasil. Juliana não pode se casar.



14 de setembro /05

Cheguei ao Brasil. Decidi largar tudo. Não vale a pena viver sem amor. Juliana se casaria amanhã.



15 de setembro /05

‘’Meu amor,
Não poderia ter sido tão feliz o dia do meu suposto casamento. No fundo, bem no fundo, eu estava te esperando. Nunca na minha vida eu tive tanta certeza de uma coisa: o nosso amor. Eu sempre soube que você viria me buscar.
Obrigada por me salvar da enrascada onde eu iria me meter. Obrigada por fazer valer a pena esses 5 meses de espera.

Nunca deixei e nunca deixarei de ser sua. Pra sempre...


Juliana’’

Nenhum comentário: