11 de jun. de 2010

Sou um cordeiro

Por Leonardo Bortolin Bruno

Acabei de descobrir que sou um cordeiro no meio de um rebanho bem grande.
Lá me encontro sem pensar em nada, apenas faço o que todos fazem e só fazemos porque alguém nos manda fazer. Percebi também que, sendo um cordeiro, conduzo minha vida de maneira tranqüila e decente. Ajo da melhor forma e de acordo com os costumes corriqueiros de quem é um cordeiro dentro de um rebanho.
Por que tentar sair daqui ou tentar não fazer o que me pedem? Se, no fim das contas, serei reprimido e, com certeza, voltarei ao rebanho do qual tentei sair. Até porque é assim que funciona; se não fosse assim, talvez nem estivéssemos aqui. Alguém sempre tem que mandar e outro obedecer. E sempre quem manda é o que tem mais poder. Pois é essa pessoa que faz tudo funcionar. E se não funcionar, tudo pode virar uma desordem. Apesar de que a desordem é uma coisa interessante, mas não vem ao caso nesse momento. Agora estou a falar de minha descoberta.
Bom, acordo e já vou comer, todos nós cordeiros temos uma ração pastosa e sem gosto. Sempre há um que come demais e acaba passando mal. Esse, coitado, é tachado como fora do padrão e levado para fora dali. No resto do dia ficamos no mesmo lugar, no pasto, cercado por cercas de arame e estacas de madeira. Certa hora do dia, alguém com mais poder que nós leva-nos para um passeio no campo. É nesse momento que nos sentimos melhores, pois conseguimos andar mais e com espaço para nos deliciar na grama. Mas é nessa hora também que vemos como somos cordeiros no meio de um rebanho. Bate a sensação de estarmos sendo vigiados e a sensação de ilusão daquele passeio.
Depois de vários dias, nós não conseguíamos mais pensar, era só comer e ficar ali parado. Contudo, houve um cordeiro entre nós que surtou:
- Ahhhh!!! Quem são vocês? Por que ainda estão aqui? Não quero mais ser um cordeiro dentro desse rebanho acomodado.
O silêncio se instaurou e todos olhavam fixos para esse cordeiro, que depois fora tachado de rebelde. Outro cordeiro tentou falar algo:
- Mas, mas, e… você é igual a gente, não pode…não pode mudar isso.
O cordeiro rebelde se pronunciou em tom pedagógico:
- Vocês não vêem essa situação de merda que estamos passando, todos amontoados, achando que o normal é ficar assim, sem conseguir andar e pensar. E ficamos recebendo ordens dessas pessoas que nem são melhores que a gente, a única coisa é esse conceito de poder que lhes foi atribuído. Que poder é esse? De mandar a gente fazer o que eles querem? Eu só espero que vocês não fiquem acomodados e amanhã quando formos dar nosso passeio pelo campo, fugimos correndo para qualquer direção, depois nos encontramos no lago sul para formarmos um grupo e irmos libertar outros cordeiros presos.
O silêncio foi novamente imediato e rompido pelo fervoroso ânimo de todos cordeiros. Depois, outros também vieram a falar, um atrás do outro, e todos numa energia forte e intensa.
No dia seguinte, acordamos, comemos e fizemos as mesmas coisas. Eu nem me lembrava do dia anterior e, pelo que percebi, ninguém se lembrava. Ao irmos para o pasto, começara uma música estranha e,com vozes sussurradas, dizendo “Viva a ordem”. No meio do pasto estava o cordeiro rebelde de ponta-cabeça, preso por uma corda, pingando muito sangue que saía de sua boca. Todos se assustaram e eu fiquei em choque com tanta violência. Será que aquilo ocorrera devido ao seu discurso do dia anterior? Certamente. Aquilo me arrepiou a espinha e me fez acreditar de vez que a melhor coisa na vida era continuar sendo um cordeiro no meio de um rebanho. Se tornar cético de tudo e apenas viver aqui, sem pensar nas coisas do Mundo.
Ser cordeiro não é tão ruim. Recebemos ordens, mas quem hoje não as recebe? Minha vida pode ser tranqüila aqui, e assim está sendo. Também pude perceber hoje que não só o cordeiro recebe e cumpre ordens vindas de alguém com mais poder, até o ser humano, ser mais evoluído que nós, passa por isso. Então, se é assim que funciona, por que estar aqui escrevendo, se no final sou apenas um cordeiro dentro de um grande rebanho, participando daquilo que chamarão fim do Mundo?


Nenhum comentário: