1 de dez. de 2007

Breves anotações sobre minhas dúvidas

Por Viviane Roux


Denise- MG, 30 de Maio de 2007

Ganhei este caderninho azul de tia Suely no meu aniversário de 6 anos e confesso que na hora fiquei muito chateado. Tio Marco havia me dado um carrinho, Vovó Nilza, uma bola de futebol novinha! E esse caderno não me serve pra nada. Deixei-o embaixo da cama por muito tempo, mas hoje, não sei por que espanei a poeira de cima e decidi usa-lo como diário, igualzinho à menina da novela. Será que só meninas podem escrever?


23 de Junho de 2007

Fiquei quase 1 mês sem escrever aqui e já tinha desistido, mas mamãe me colocou de castigo no quarto o resto da tarde, e não tinha o que fazer. Estou com raiva dela e de Maria Luisa, porque mamãe sempre a protege. Diz que eu não posso bater em Malu, sou menino, mas ela pode me bater porque é menina? Só porque deixei cair água nela. Na hora disse que foi sem querer, mas não foi.
Não é a primeira vez que brigas assim acontecem aqui em casa, e não é a primeira vez também que fico sem entender certas coisas. Nunca entendi, por exemplo, o motivo pelo qual papai foi embora tão cedo, antes mesmo de Malu nascer. Eu tinha 2 anos, não me lembro dele. Mas quando sinto cheiro de uvas, imagino papai descascando-as e colocando em minha boca ainda bebê. Não sei se é recordação ou se crio estas cenas a partir de histórias que a vó conta (sempre quando não tem ninguém perto).
Estou muito triste porque mamãe está desempregada de novo e não poderemos pagar o álbum de fotos da escola. Ela nunca consegue emprego e diz que a culpa é do Lula, que ele prometeu e não cumpriu, mas ela nem o conhece. Disse que por causa dele nunca tem comida aqui em casa e eu não tenho brinquedos. Pedi a ela o boneco do Homem-Aranha, ela chorou e me abraçou.


30 de junho de 2007

Estou sozinho em casa, foi todo mundo procurar um lugar pro Michel nascer. Mamãe, hoje cedo, estava muito nervosa, não conseguiu vaga no hospital daqui do bairro.
Poderia sair pra soltar pipa com os meninos, mas não tenho vontade. Me preocupa isso que ta acontecendo com o neném; antes mesmo de nascer já está passando por problemas, falta de dinheiro, será que é culpa do Lula também?
Queria ter nascido num lugar onde houvesse hospitais muito grandes, que coubesse todo mundo. Igual na TV, mas a vó já me explicou: “Marcelo, o que passa na TV é tudo de mentira, não existe”.

7 de Julho de 2007

Michel nasceu no corredor de um hospital muito longe daqui. Ele é tão pequeno! Chora toda hora, um saco!
Essa noite sonhei um mundo novo pro Michel, nesse mundo o Lula cumpriu o que prometeu e mamãe tinha emprego. O Michel ganhou o Homem-Aranha que eu queria A vovó conseguiu comprar todos os remédios de uma só vez. Malu tinha roupa da Barbie e tudo! Mas eu não estava lá. Acordei. Tenho medo do futuro(mesmo sem saber direito o que é isso, será que a Vó sabe?).

Um comentário:

Anônimo disse...

Este texto me fez recordar a decepção inicial de quando ganhei um caderno e não uma boneca. Na época, tinha 9 anos, não tinha "bonecas com cabelos" e, sim, bonecas de plástico comprada na feira. Depois descobri que o caderno era o meu melhor amigo: estava comigo sempre que precisava "conversar" sobre "minhas coisas". Tenho que recuperar este hábito gostoso de conversar com "meu caderno".